Aumentar fonte:

Sobre o Prêmio

O Prêmio Tesouro Nacional foi instituído em 1996, como parte das comemorações do 10º aniversário da Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Desde então, a STN promove o concurso anualmente, tendo a Escola de Administração Fazendária – ESAF como realizadora do evento a Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ como patrocinadora. O Prêmio tem a finalidade de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas, reconhecendo trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública.

Confira os premiadosoutras informações sobre a edição de 2017!

Os temas do Prêmio fazem sempre referência aos pilares que sustentam a atuação da Secretaria do Tesouro Nacional, configurados na sua Missão Institucional que é de Gerir as Contas Públicas de forma Eficiente e Transparente, zelando pelo Equilibrio Fiscal e pela Qualidade do Gasto Pùblico.

Os temas do XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 já foram definidos: 

  • EQUILÍBRIO, TRANSPARÊNCIA E PLANEJAMENTO FISCAL DE MÉDIO E LONGO PRAZO; 
  • GESTÃO DE TESOURARIA, COMPOSIÇÃO, RIGIDEZ E ALOCAÇÃO EFICIENTE DO GASTO PÚBLICO;
  • FEDERALISMO FISCAL

edital será publicado em breve!

Nas vinte e duas edições do Prêmio, entre 1996 e 2017, já foram premiados 278 trabalhos, que podem ser conferidos nesta página, mas certamente outras centenas de trabalhos poderiam ser destacados pela elevada qualidade e contribuição para o tema das finanças públicas. Historicamente a maior participação é de servidores públicos federais de um grande número de órgãos e instituições, incluindo também Universidade Federais.

O Prêmio vem cumprindo o objetivo de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas e de divulgar trabalhos de reconhecida qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública, nessa área. A maior parte das monografias inscritas apresenta um alto nível de qualidade técnica com temas aplicados à realidade brasileira, com reflexões e idéias novas sobre os temas propostos. Tais análises e sugestões têm contribuições importantes para o aprimoramento da gestão fiscal no Brasil.

O Prêmio Tesouro Nacional é referência não só pela quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados, mas também pelo impacto e repercussão provocados na Administração Púbica, no meio universitário do País e na área de finanças públicas em geral. O Prêmio Tesouro Nacional dispõe hoje de um grande banco de idéias e sugestões, que contribuem para as soluções dos problemas do setor público e a melhoria da gestão das finanças do Estado.